Pesquisa revela aumento no interesse dos cidadãos europeus para a próxima eleição da União Europeia

07 de maio de 2024 2 minutos
shutterstock

Um estudo recente da União Europeia mostra que o interesse dos cidadãos europeus na próxima eleição para o Parlamento Europeu é substancialmente maior do que antes do último pleito, realizado há cinco anos. De acordo com os resultados divulgados, cerca de 60% dos entrevistados demonstraram estar muito interessados na eleição que ocorrerá entre 6 e 9 de junho deste ano, em comparação com 49% antes da eleição de 2019.

Os temas que mais preocupam os eleitores incluem pobreza, saúde, empregos e defesa. A pesquisa realizada pelo Eurobarômetro indica que 33% dos entrevistados consideram a pobreza como o principal assunto para a eleição, seguida pela saúde pública, escolhida por 32% dos entrevistados. Além disso, a economia e a criação de empregos, assim como a defesa e segurança, foram apontadas por 31% dos entrevistados como temas prioritários.

O contexto internacional, marcado por conflitos armados na Ucrânia e no Oriente Médio, foi citado por 81% dos entrevistados como um fator que torna esta eleição ainda mais importante. A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, destacou em uma mensagem de vídeo que os europeus estão conscientes dos riscos elevados envolvidos neste período.

Apesar do aumento geral do interesse, a França foi o único país onde não houve um crescimento significativo no interesse pela eleição. Apenas 27% dos entrevistados na França expressaram uma visão positiva do Parlamento Europeu, registrando a pontuação nacional mais baixa.

Embora as pesquisas do Eurobarômetro monitorem a opinião pública em todo o bloco, elas não avaliam o apoio a partidos políticos. No entanto, outras pesquisas recentes sugerem que os partidos nacionalistas e céticos em relação à UE, predominantemente de extrema-direita, poderão obter ganhos significativos nesta eleição.

É interessante notar que, embora o combate às mudanças climáticas tenha sido um tema importante em pesquisas anteriores, nesta pesquisa ele caiu para o quinto lugar, sendo escolhido por 27% dos entrevistados.

Finalmente, a pesquisa revelou que aproximadamente 71% dos europeus afirmaram que provavelmente votarão, em comparação com 61% na eleição de 2019. Este aumento na intenção de voto reflete o crescente interesse e importância atribuídos a este pleito pela população europeia.

Europeanway

Busca