Oslo lança guia para estimular o uso de cores na cidade

11 de junho de 2021 2 minutos
Europeanway

Cidades cinzas, além de mais feias para a imensa maioria das pessoas, podem resultar em mais casos de depressão. Ainda mais em locais com climas muito inóspitos, como é o caso dos países nórdicos, onde o sol nem sempre está brilhando no céu. Pensando nisso, colorir a cidade passou a ser questão de politica pública.

A Câmara municipal de Oslo, capital da Noruega, está elaborando um plano para mais cores nos edifícios da cidade. As autoridades elaboram um guia orientando e estimulando o uso da cor em Oslo.

A prefeitura acredita que Oslo precisa ser mais colorida e está cansada do fato de que, por um longo período de tempo, houve menos cores nos novos edifícios. Obras publicas, como o projeto Barcode, no bairro Bjørvika de Oslo, inclui a reconstrução de uma antiga doca, já está sendo repensados dentro desta nova lógica colorida.

“As cores e as diferentes opções de materiais criam uma sensação de bem-estar e são importantes para a saúde mental. As cores e as opções de materiais podem quebrar fachadas um tanto enfadonhas ”, disse o vereador municipal para o desenvolvimento urbano, Rasmus Reinvang, em um comunicado à imprensa.

O conselho municipal concorda que Oslo deve ser uma cidade líder em arquitetura inovadora, diversa e bela. É por isso que eles adotaram uma política arquitetônica e agora estão começando a trabalhar em um guia de cores para motivar o uso crescente de cores e variações nas escolhas de materiais de construção.

“O guia de cores, junto com a política arquitetônica, vai inspirar alta qualidade no design de novos edifícios, mais cores, agradáveis ​​pontos de encontro e espaços ao ar livre. Colocamos grande ênfase em espaços urbanos agradáveis. É importante para o bem-estar das pessoas e é importante para a cidade ”, afirmou o vereador.

A Agência de Planejamento e Construção de Oslo é encarregada de desenvolver o guia de cores. O guia destina-se a fornecer bons conselhos para residentes, promotores, associações de habitação, planejadores, assistentes sociais e outros, quer se trate de novos edifícios planejados para construção ou se for uma associação de habitação que deseja reabilitar a fachada de um edifício.

Europeanway

Busca