Oslo coloca em operação sua primeira linha de ônibus sem motorista

Capital norueguesa inaugurou rota com veículo autônomo nesta semana e já planeja lançar um segundo trajeto nos próximos meses

24 de maio de 2019 3 minutos
Europeanway

Na última segunda-feira (20/5), a linha 35 do sistema de ônibus de Oslo entrou em operação. A estreia seria corriqueira em qualquer grande cidade, mas acabou atraindo holofotes – até a prefeita Marianne Borgen participou da viagem inaugural – por se tratar da primeira rota operada por um ônibus sem motorista na capital norueguesa.

A viagem é curta – são apenas algumas centenas de metros -, mas carrega enorme simbologia, já que marca o início de uma nova era no transporte público no país (e no mundo, embora essa não seja a primeira linha regular de ônibus sem motorista a ser lançada). Além de autônomos, os ônibus, que têm capacidade para 11 passageiros, são elétricos.

LEIA TAMBÉM:
– Noruega, Suécia e Finlândia estão entre os melhores países para os carros autônomos
– Finlândia terá ônibus autônomo em operação ainda em 2019
– Noruega será o primeiro país do mundo a recarregar táxis elétricos pelo ar

A Noruega já vinha ensaiando para abraçar essa inovação de vez. No ano passado, os ônibus autônomos começaram a circular em um projeto-piloto em Fornebu, na região metropolitana de Oslo. As viagens, experimentais, eram gratuitas.

A linha 35 também será implementada para testes. Nessa fase de adaptação e ajustes, os veículos vão viajar com um funcionário a bordo. Esse profissional será responsável por receber os passageiros, explicar a eles a novidade e também ficará de prontidão caso seja nessário assumir o controle do ônibus – o modelo, batizado de Arma, é produzido pela empresa francesa Navya.

O projeto foi criado a partir de uma cooperação entre a Ruter, a autoridade de transporte público de Oslo, a Administradora das Estradas Púbicas Norueguesas e a Agência de Meio Ambiente de Oslo. Ao longo dos testes, os ônibus que farão a linha – batizados de "Oda" e "Mads" – vão recolher informações sobre suas viagens para "aprender" sobre os trajetos e também sobre as condições ambientais da cidade. 

Ainda neste ano, a oferta de ônibus autônomos em Oslo vai crescer. O cronograma prevê uma segunda linha, mais extensa, já batizada de 85B – ela vai percorrer o mesmo trajeto da linha 85, que já existe. Esse segundo trajeto deve entrar em operação no verão, que vai de junho a setembro.

Europeanway

Busca