Um novo levantamento do Observatório Europeu de Combustíveis Alternativos (EAFO) revela que a Islândia e Portugal estão entre os locais mais baratos da Europa para carregar um carro elétrico em pontos públicos de carregamento, enquanto Noruega e Eslovênia lideram como os mais caros. O estudo, que padronizou os dados com base no carregamento rápido de um Tesla Model 3, mostra como os custos variam drasticamente entre as nações europeias.
A Islândia se destaca como o país mais acessível para os proprietários de veículos elétricos, com um custo de apenas 2,89 euros por 100 km carregados. Essa vantagem de preço se deve em grande parte ao uso de energia renovável abundante no país, que permite custos mais baixos de eletricidade. Portugal segue de perto, com 3,18 euros por 100 km, e a Finlândia ocupa a terceira posição, com 4,63 euros.
Apesar de ser um mercado relativamente pequeno, a Islândia tem demonstrado um compromisso crescente com a adoção de veículos elétricos, principalmente na capital Reiquiavique. Os incentivos governamentais e a vasta disponibilidade de energia renovável tornaram o carregamento de veículos acessível e atraente para os motoristas islandeses.
Na outra ponta, a Noruega, frequentemente vista como líder em mobilidade elétrica, é paradoxalmente o local mais caro para carregar um carro elétrico. O custo por 100 km chega a 18,93 euros, quase seis vezes o valor cobrado na Islândia. A Eslovênia é o segundo país mais caro, com um custo de 17,02 euros por 100 km.
Essa disparidade de preços em países com alta penetração de veículos elétricos, como Noruega e Eslovênia, pode ser explicada por uma combinação de impostos elevados, taxas de rede e a dependência de importações caras de energia. Embora a Noruega produza grande parte de sua eletricidade por meio de fontes renováveis, os elevados impostos sobre energia e infraestrutura pesam sobre os custos finais para os consumidores.
No sul da Europa, a Espanha se destaca como o país mais barato, com 7,11 euros por 100 km, seguida de perto por Portugal. Outros países da região, como Bulgária (7,34 euros), Itália (9,12 euros) e Grécia (9,83 euros), mantêm preços moderados, que variam entre 2 e 3 euros acima da média regional.
Na Europa Central e do Norte, França e Alemanha, duas das maiores economias do continente, estão na faixa média de preços, com custos entre 7 e 10 euros por 100 km. A Estônia e a própria Alemanha apresentam preços um pouco mais elevados dentro desse grupo, com 9,99 euros e 8,93 euros, respectivamente. O Reino Unido, embora tenha deixado a União Europeia, ainda é parte das principais análises regionais, com um custo de 7,79 euros por 100 km.
Outro aspecto importante destacado pelo estudo da EAFO é o crescimento significativo dos pontos de carregamento público na Europa. Os Países Baixos lideram o continente com mais de 154 mil pontos de carregamento.
A Alemanha, maior mercado automotivo da Europa, está em segundo lugar com 130.828 pontos de carregamento, enquanto a França segue de perto com 127.530. O investimento em infraestrutura é vital para o crescimento da mobilidade elétrica, e esses países têm mostrado forte compromisso em expandir suas redes de carregamento público.