O que Taylor Swift tem a ver com as eleições na Europa?

23 de janeiro de 2024 2 minutos
Europeanway

A cantora Taylor Swift tem demonstrado um notável poder de influência sobre os jovens ao utilizar sua plataforma para promover a participação cívica. Com um apelo nas redes sociais durante sua turnê The Eras Tour, no ano passado, ela incentivou mais de 35 mil jovens norte-americanos a se registrarem para votar.

Agora, a estrela musical recebeu um convite do vice-presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, para estender esse impacto à juventude europeia. A cantora está programada para fazer uma turnê pela Europa em maio.

O pedido de Margaritis Schinas foi feito durante uma comunicação sobre os resultados do Ano Europeu da Juventude (2022) em uma coletiva de imprensa, em Bruxelas. Na ocasião, ele enfatizou a importância da participação dos jovens europeus nas eleições deste ano,  que ocorrerão entre 6 e 9 de junho.

Margaritis Schinas expressou sua esperança de que Taylor Swift faça o mesmo pelos jovens europeus durante sua estadia na Europa em maio, e solicitou que alguém de sua equipe de comunicação acompanhe a coletiva de imprensa para transmitir esse pedido. “Ninguém consegue mobilizar a juventude melhor do que os jovens, é assim que funciona”, afirmou Schinas.

A participação nas eleições para o Parlamento Europeu tem sido historicamente baixa, com consideráveis diferenças entre os países. Em 2019, a taxa de participação foi de 50,66%, ultrapassando o limiar de 50% pela primeira vez desde 1994. Um inquérito do Eurobarómetro indicou que o aumento se deveu em grande parte à participação dos jovens.

Este ano, Bélgica, Grécia, Alemanha, Malta e Áustria permitirão que cidadãos maiores de 16 anos votem, na esperança de revitalizar o exercício democrático pan-continental.

Europeanway

Busca