Como se não bastasse ser linda, o que por si só já seria um chamariz e tanto para seus visitantes, a Islândia é também o destino turístico mais seguro do planeta. E o feito não é casual: em 2018, pela décimo ano consecutivo, a Terra do Gelo apareceu no topo dos países mais seguros do mundo no Global Peace Index, levantamento feito pelo Institute for Economics and Peace.
Mas o que faz da Islândia um lugar tão seguro para os turistas? Trata-se, é claro, de uma combinação de fatores. O índice de homicídios é baixíssimo: a média de 0,91 assassinato para cada 100 mil habitantes coloca o país na 166ª posição no ranking mundial (no Brasil, tristemente colocado em 12º lugar, são quase 27 homicídios para cada 100 mil habitantes). Também é baixo no país o número de pessoas nas prisões, e o país não enfrenta problemas com atos terroristas. E há um bônus, como destaca a revista Condé Nast Traveler: o fato de a Islândia ser uma ilha a afasta do risco de eventuais disputas de fronteiras.
O Global Peace Index classifica 163 países e territórios independentes de acordo com seu nível de tranquilidade, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos para “medir” a paz. Os indicadores estão reunidos em três grupos: nível de segurança social; extensão de conflitos internos e externos permanentes; e grau de militarização.
A pesquisa não trata especificamente da indústria do turismo, e sim de um quadro geral de cada nação, mas é claro que os resultados podem servir como referência também para viajantes de todo o mundo. Depois da pacífica Islândia aparecem, pela ordem, Nova Zelândia, Áustria, Portugal, Dinamarca, Canadá, República Checa, Singapura, Japão e Irlanda.
Partiu Islândia?
Foto: Aurora boreal em Kirkjufell, na Islândia Crédito da foto: Joshua Earle