O compositor alemão por trás da trilha sonora do game Minecraft

31 de agosto de 2023 2 minutos
Europeanway

A franquia do jogo Minecraft, certamente, pode ser considerada uma das mais bem-sucedidas da história do mercado de games. Marcante também é a música que acompanha a primeira versão do título, lançada em 2011, que tem nos bastidores a arte de um compositor alemão underground.

Seu nome, Daniel Rosenfeld, pode até não ser assim tão conhecido no mundo online. Mas seu pseudônimo, C418, tornou-se sinônimo de sucesso, alavancado pelo hit no jogo, que atravessou continentes, atingindo hoje a marca quase 240 milhões de cópias vendidas.

A essência do enredo é simples, intuitiva e contagiante. Os jogadores utilizam blocos quadrados para construir mundos inteiros, podendo explorar criatividade e muita liberdade. Além da diversão, passou a ser considerado uma importante ferramenta como game educacional.

Enquanto as rotinas do jogo se desenrolam, uma música de fundo entretém os players de forma especial. A trilha sonora partiu da composição de Rosenfeld, que nasceu em 1989 no estado da Saxônia, na Alemanha.

Markus Persson, o sueco que criou o Minecraft, frequentava fóruns online de videogame no final da primeira década dos anos 2000, quando se conectou com C418. A parceria foi imediata e, em seguida, aconteceu o convite para a colaboração musical.

Apesar de o alemão não ser mais o compositor de trilhas das versões recentes, fãs da franquia ainda têm forte ligação com as músicas da estreia, com álbuns que acumulam quase 1 bilhão de execuções no serviço de streaming Spotify.

Dentre as críticas positivas que os acordes recebem, a trilha sonora é elogiada por manter, ao mesmo tempo, muita personalidade com humildade, sem ser invasiva às ações que acontecem no game.

O engenheiro de som Rosenfeld continua na ativa, hoje morando em Austin, nos Estados Unidos. Recentemente, foi o responsável pela trilha do documentário pós-série Beyond Stranger Things, da Netflix.

Curiosidade:  quando estava criando sons para o jogo, Rosenfeld gravou por acidente seu próprio gato acordando. Ele gostou do barulho e acabou usando para criar o som característico das criaturas no game.

 

Palavras-chave:

Europeanway

Busca