A caminho de se tornar a primeira capital do mundo com um sistema de transporte público totalmente elétrico, Oslo concentra esforços para atingir a sua meta até o final de 2023. A capital da Noruega, pioneira em iniciativas sustentáveis, tem investido fortemente na adaptação de sua frota de veículos públicos para se tornar a primeira cidade do mundo totalmente livre de emissões até 2030.
Com um plano de investimento de 48 milhões de euros, a capital dos noruegueses substituirá 450 ônibus movidos a diesel na cidade por 450 veículos elétricos. A expectativa é que os recursos investidos agora vitem economia de recursos no longo prazo.
“A manutenção é mais barata, também é mais barata para os operadores dos ônibus elétricos”, diz Sirin Stav, vice-prefeito de Oslo responsável pelo meio Ambiente e Transporte. “Em suma, esta é uma situação ganha-ganha.”
Na última licitação da cidade, os ônibus elétricos foram 5% mais baratos que os equivalentes a diesel.
Oslo está liderando o caminho para o transporte sustentável. Com 700 mil habitantes, a capital da Noruega já eletrificou a maioria das balsas que cruzam o fiorde em que está localizada. Também possui uma extensa rede de bondes e ciclovias.
O programa de ônibus eletrônico da cidade ocorre em meio a um esforço global das principais cidades do mundo para tentar reduzir a poluição do ar.
Enquanto governos e ativistas se preparam para a cúpula climática da ONU COP27 no próximo mês no Egito, Stav encoraja outras cidades a seguirem o exemplo de Oslo.
Ingvild Roerholt, consultor para questões de transporte do grupo ambientalista norueguês ZERO, diz que a implantação dos ônibus marca um importante passo à frente para a cidade.
“No entanto, é importante que Oslo daqui para frente garanta que haja transparência na quantidade de emissões associadas à produção dessas balsas e veículos”, acrescenta ela.