Noruega será o primeiro país do mundo a recarregar táxis elétricos pelo ar

Com pontos adaptados para recarga dos veículos com a nova tecnologia, Oslo persegue a meta de ter frota de táxis totalmente não-poluente até 2023

01 de maio de 2019 2 minutos
Europeanway

Em poucos anos, Oslo passará a ser a primeira cidade do mundo a instalar sistemas de recarga sem fio para táxis elétricos. Com a iniciativa, a capital da Noruega pretende tornar a recarga dos automóveis mais rápida e eficiente, o que, em última instância, aceleraria a chegada de táxis não-poluentes.

O projeto usará tecnologia de indução, com placas de carregamento instaladas em pontos de táxi ligados a receptores instalados no veículo, informou a empresa finlandesa Fortum. A indução é mais eficiente em termos energéticos e permite carregar os táxis enquanto eles se movem lentamente nas filas.

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A partir de 2023, todos os táxis em Oslo serão obrigados a ter emissão zero de poluentes; a Noruega quer que todos os carros novos estejam com os índices zerados até 2025. Para efeito de comparação, Reino Unido e França têm metas similares apenas para 2040.

A Fortum, que está trabalhando com a empresa norte-americana Momentum Dynamics e a prefeitura da capital norueguesa, disse que o maior obstáculo para a eletrificação de táxis tem sido a infraestrutura, já que demorava para os taxistas encontrarem carregadores, plug-in, e depois eles ainda tinham o tempo de espera para a recarga do veículo.

Com pouco mais de 5 milhões de habitantes, a Noruega tem a maior proporção de carros elétricos do mundo graças, em parte, a benefícios de longo prazo, como pedágios gratuitos ou com desconto, estacionamento e pontos de recarga. No ano passado, quase um em cada três carros novos vendidos no país era elétrico. O governo também isenta os veículos elétricos de impostos que são pagos pelos veículos movidos a gasolina ou diesel.

No ano passado, os consumidores noruegueses compraram 46.143 novos carros elétricos a bateria, fazendo do país o maior mercado da Europa. A Noruega ficou à frente da Alemanha, com 36.216 unidades, e da França, com 31.095, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis.

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