Noruega envia “veteranos de epidemias” para ajudar a Itália

07 de abril de 2020 2 minutos
oslo noruega coronavírus ruas vazias

Além de enfrentar o coronavírus em suas fronteiras, a Noruega decidiu ajudar também a Itália a combater a covid-19 – e com um time de “veteranos de epidemias”. O governo norueguês anunciou neste domingo (5/4) o envio de uma equipe médica com experiência recente nesta e em outras crises de saúde pública de grandes proporções.

Com cerca de 25 médicos, enfermeiros e funcionários de logística, o grupo trabalhará na região da Lombardia, a mais afetada pela pandemia em solo italiano. Boa parte da equipe atuou nos últimos anos no combate ao surto de ebola na República Democrática do Congo, registrado entre 2018 e 2020, e ao de sarampo em Samoa, ocorrido em 2019.

A Noruega anunciou o envio à Itália do time de especialistas em epidemias cinco dias depois de as autoridades de saúde da Lombardia pedirem ajuda internacional. O cronograma inicial prevê que os noruegueses trabalhem na Itália por quatro semanas. Eles devem ficar em Bergamo, uma das cidades mais atingidas pela doença.

“Solidariedade na prática”

“A solidariedade na Europa não é um exercício teórico. Agora é a hora de demonstrá-la na prática”, disse o ministro da Saúde da Noruega, Bent Høie. “Precisamos nos ajudar quando a crise chega.” Com 132,5 mil pessoas infectadas pelo coronavírus e 16,5 mil mortes até esta segunda-feira (6/4), a Itália é o país em que mais pessoas morreram nesta pandemia.

Na Noruega, por sua vez, há até o momento 5.865 casos confirmados e 76 mortes. Isso coloca a taxa de mortalidade norueguesa, de 1,05%, entre as menores do mundo; a da Itália está em 12,4%. Os noruegueses adotaram severas medidas de isolamento social para conter a disseminação da covid-19. O resultado disso: segundo o ministro da Saúde, o coronavírus já está “sob controle” no país.

Palavras-chave:

Europeanway

Busca