Maioria dos americanos aprova produtos da União Europeia

09 de fevereiro de 2024 2 minutos
Europeanway

A maioria dos consumidores dos EUA (56%) aprova produtos que têm origem nos países da União Europeia. No entanto, quando comparado à avaliação que americanos detêm sobre produtos tanto de seu país, quanto do Canadá, o resultado obtido pelos europeus torna-se mais modesto. É o que revela estudo que inaugura a parceria entre o instituto Opinium e a Imagem Corporativa para realizar pesquisas de opinião e mercado em escala global.

Segundo o levantamento, os produtos que carregam o label “Made in USA” são considerados ótimos ou bons por 82% dos entrevistados, enquanto os canadenses recebem a avaliação positiva de 67%. Taxas bem mais baixas são verificadas na percepção que americanos demonstram sobre a qualidade de produtos fabricados na China, México e Brasil. Nesses casos, os índices de aprovação caem para 36%, 37% e 35%, respectivamente.

A avaliação positiva de produtos europeus é mais expressiva entre os americanos mais velhos (segmento onde a aprovação supera 60%), entre os homens (60% contra 52% entre as mulheres), entre os mais escolarizados (67%) e de maior renda familiar (64%).

Quando se solicita aos entrevistados uma nota de zero a dez para a importância desses países ou regiões na economia global, Estados Unidos lidera o ranking com média 8,2. A União Europeia aparece em seguida, em empate numérico com a China (6,6 em ambos os casos). Canadá obtém nota 6,4. Para essas economias, a maioria dá notas iguais ou superiores a sete. Ficam para trás México (5,8) e Brasil (5,6), que recebem, na maior parte dos casos, notas de zero a seis.

As médias mais altas de importância atribuída à União Europeia são observadas entre os americanos mais idosos (acima de sete entre boomers contra 5,9 entre os que integram a Geração Z). Interessante notar que entre os que se dizem de etnia asiática, a nota atribuída à China vai a sete. Nesse estrato, a média obtida pela União Europeia corresponde a 6,6.

A pesquisa tem amostra representativa da população adulta dos EUA, com idade igual ou superior a 18 anos. Foram aplicados 2000 questionários online entre os dias 7 e 12 de dezembro de 2023. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Europeanway

Busca