Em meio a uma revolução tecnológica na aviação, a pioneira alemã Lilium está se preparando para decolar rumo a um futuro mais sustentável. Conhecida por suas aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), a startup sediada perto de Munique deu um passo significativo ao iniciar a montagem de seu primeiro jato de passageiros, com vistas a iniciar o serviço comercial em 2026.
No entanto, os planos ambiciosos da empresa não param por aí. Daniel Wiegand, cofundador da Lilium, revelou que a empresa já está planejando seu próximo grande projeto: um avião elétrico movido a bateria capaz de transportar até 100 passageiros.
A visão de Wiegand para um futuro com aeronaves maiores e mais eficientes é clara. A Lilium pretende lançar um modelo com alcance de cerca de 1.000 quilômetros até meados da próxima década, com planos para dobrar essa capacidade até 2045.
A indústria da aviação está em um ponto de inflexão, com várias startups e grandes fabricantes competindo para desenvolver aeronaves elétricas que possam substituir helicópteros no mercado de transporte urbano e regional. Entre essas iniciativas, a Lilium se destaca com seu design inovador, que utiliza motores a jato embutidos em duas asas, ao contrário dos rotores abertos encontrados em modelos de competidores como Joby Aviation e Volocopter.
O primeiro jato, projetado para acomodar de 4 a 6 passageiros e um piloto, possui pacotes de bateria armazenados nas paredes laterais da cabine, proporcionando um alcance de cerca de 175 quilômetros. Este alcance torna a aeronave ideal para viagens regionais, em vez de pequenos saltos urbanos. A Lilium também se diferencia ao aderir a padrões de segurança rigorosos, tradicionalmente reservados para grandes aeronaves comerciais, o que Wiegand acredita que dará à empresa uma vantagem competitiva significativa.
Recentemente, a Lilium obteve um impulso comercial importante com a companhia aérea estatal da Arábia Saudita, que formalizou um acordo para comprar até 100 unidades. Este acordo potencial pode elevar o número de pedidos firmes para pouco mais de 100, com mais compromissos em negociação. Entre os possíveis novos clientes está a companhia aérea brasileira Azul, que poderia fechar um contrato semelhante ao saudita, aproveitando o mercado movimentado de helicópteros em São Paulo.
Expansão e investimentos
Para sustentar seu crescimento e inovação, a Lilium está em negociações para receber financiamento adicional do governo alemão e do estado da Baviera, bem como da França, que poderia fornecer até 250 milhões de euros. Este apoio financeiro é crucial para os planos da companhia de construir uma segunda linha de montagem final na França, complementando sua capacidade atual de produção perto de Munique.
A chegada dos jatos elétricos da pode transformar significativamente o mercado de aviação regional e urbana, oferecendo uma alternativa silenciosa e sustentável aos helicópteros. O sul da França, conhecido por seu turismo VIP, é um mercado chave prospectivo. “O turismo VIP na Côte d’Azur tem um enorme impacto econômico, mas muitas vezes vem acompanhado de muito barulho de helicópteros”, disse Klaus Roewe, CEO da Lilium. “Nosso jato reduziria significativamente o ruído, mantendo o turismo e o valor econômico.”