Kånken: a mochila sueca que conquistou o mundo

11 de setembro de 2023 2 minutos
Europeanway

Já ouviu falar sobre a trajetória de inovação e sucesso das hoje mundialmente conhecidas mochilas Kånken?

Cada vez mais consumidores estão se conscientizando sobre a importância da moda sustentável e buscam opções de acessórios responsáveis, com maior durabilidade. Pesquisas da organização ambiental britânica Wrap indicam que estender a vida útil de uma peça em apenas nove meses poderá reduzir o seu impacto ambiental em até 10%.

O jovem Åke Nordin, um apaixonado pela natureza, desenvolveu no porão de sua casa, na pequena cidade costeira de Örnsköldsvik, a Fjallräven, marca sueca criada em 1960.

Frustrado com os acessórios disponíveis para montanhismo no período, investiu na proposta de desenvolver equipamentos outdoor funcionais, duráveis e que ultrapassem as barreiras do tempo.

A responsabilidade ambiental está no DNA da empresa. Todos os seus produtos recebem apenas tecnologias livres de fluorocarbonos e, em alguns casos, recebe também tecnologia SpinDye, que reduz radicalmente a quantidade de água, energia e produtos químicos na confecção. A marca também não utiliza PVC (plástico) e vem tentando abolir o uso de PFCs (substâncias tóxicas impermeáveis).

No final da década de 1970, ao ler sobre as estatísticas que mostraram que quase 80% da população sueca sofria de dores nas costas em algum momento de suas vidas, Nordin começou a elaborar um produto que resolvesse este problema.

Foi então que a marca Fjallräven, que significa “A Raposa do Ártico” em sueco, conquistou a Europa com o lançamento da Kånken (pronunciada como “Konken”), uma mochila que mantém o mesmo design minimalista há mais de 40 anos.

No ano em que foi lançada, a marca vendeu aproximadamente 400 mochilas, duas vezes mais do que o empreendedor esperava. Em 1979, 12 meses depois, foram vendidas mais de 30 mil unidades.

Hoje a Kånken é um sucesso global. A famosa mochila da “raposinha” – como é conhecida no Brasil – conquistou fashionistas mundo afora, já apareceu em séries da Netflix, como em Heartstopper (2022) e virou um objeto de desejo e status.

 

 

 

Europeanway

Busca