Ikea adapta lojas físicas e redireciona estratégia para atender vendas online

09 de maio de 2022 2 minutos
Europeanway

A Ikea, grupo multinacional de varejo com origem na Suécia, vai renovar suas lojas físicas enquanto suas vendas online seguem crescendo. Para se adaptar aos novos tempos, em que o comércio eletrônico se sobrepõe, o grupo que controla a maior parte das filiais da empresa, o Ingka Group, anunciou um investimento de três bilhões de euros (R$ 17,4022 bilhões) até o final de 2023 para abrir novas lojas e modernizar as existentes.

Em entrevista para a agência AFP, o gerente de operações de varejo da Grupo Ingka, Tolga Öncü, disse que ação visa adaptar os espaços existentes.

“O investimento nos permitirá renovar e reaproveitar as lojas já existentes”, disse Öncü.

O grupo responde pela gestão de mais de 400 das cerca de 500 lojas da Ikea em todo o mundo.

O movimento mostra que, apesar da crescente nas vendas online, o grupo segue com foco em suas lojas físicas que são consideradas ponto forte e é um diferencial da Ikea. 

O executivo destaca que essa adaptação das lojas físicas é também uma forma de dar suporte às compras online, a exemplo do que ocorreu com outras redes de varejo do mundo em que lojas servem para o envio de pedidos. Caso do que ocorreu com a filial em Kuopio, na Finlândia, que foi atualizada para oferecer suporte ao envio de pedidos online.

O gasto de três bilhões de euros até o final do próximo ano marca um avanço para a Ingka, que investiu 2,1 bilhões de euros entre 2019 e 2021 em suas novas lojas. 

Os investimos serão realizados em mercados considerados maduros, como Espanha e Alemanha. Além disso, 1,2 bilhão devem ser direcionados somente para Londres. 

Um dos diferenciais da nova estratégia está na localização das lojas. Se antes elas ficavam nos subúrbios, a ideia é que elas passem a ficar mais próximas do centro das cidades. Isso foi o que aconteceu em Hamburgo, Alemanha, em 2014. Em 2019, em uma versão menor, a rede inaugurou uma loja mais central em Paris. A ideia é inaugurar novas lojas no centro das cidades em formatos menores. 

A Ikea está presente em 30 países. 

Europeanway

Busca