IA é solução para gestão de cadeias de suprimento globais

Ciro Reis é CEO da Imagem Corporativa 01 de setembro de 2023 4 minutos
Europeanway

A digitalização e a inteligência artificial podem ajudar a tornar as chamadas supply chains mais seguras, transparentes e sustentáveis. É o que diz a economista Anita Wölfl do ifo-Institute de Munique em entrevista ao portal de notícias alemão Deutschland.de. Ela explica que esse caminho se mostra especialmente atrativo para a economia alemã, fortemente interligada em nível global e dependente de fontes de abastecimento diversificadas. Fatos recentes no cenário internacional mostraram, segundo Anita Wölfl, que processos tradicionais são propensos a vulnerabilidades e crises e, por isso, merecem ser revistos.

Quais as vantagens das cadeias de suprimentos digitais?

Variáveis diferentes como a pandemia da Covid-19, o congestionamento de navios porta-contêineres no Canal de Suez e a recente guerra na Ucrânia mostraram nos últimos anos que as cadeias globais de suprimentos são um sistema muito frágil. É de extrema importância que as empresas consigam reagir de forma rápida e segura a esses problemas.

Uma cadeia de suprimentos clássica trata sempre do fluxo de bens e pagamentos, mas também do fluxo de informações. Muitas vezes há atrasos e lacunas porque certos controles ainda são feitos por meio de documentação física, em papel, por exemplo. Nas cadeias de suprimento digitais, no entanto, a informação é transmitida sem problemas em cada etapa.

Qual o papel da IA ​​e do big data nisso?

São soluções que podem ajudar a reagir mais rapidamente aos problemas nos processos de abastecimento das empresas e atuar de forma mais proativa. Se os dados relevantes estiverem disponíveis, os programas baseados em IA podem, por exemplo, mostrar diretamente a uma empresa quais fornecedores podem entregar mercadorias em falta, e ainda indicar quanto tempo levará para que seu estoque seja reabastecido. Os chamados gêmeos digitais, nos quais todo o processo é mapeado paralelamente à cadeia de suprimentos real, podem desempenhar um papel crucial. Gêmeos digitais é o nome dado a um modelo virtual que monitora operações e pode simular variáveis complexas para tomadas de decisão em relação à operação de uma fábrica ou até mesmo às necessidades de uma cidade inteira.

Ao mesmo tempo, as cadeias de suprimento digitais garantem maior transparência. A pandemia mostrou que as empresas conheciam bem seus fornecedores diretos, mas muitas vezes não sabiam como funcionava o processo completo, ou seja, dois ou três passos à frente.

                                                                                    Economista Anita Wölfl

O que tem de acontecer para estabelecer cadeias de suprimento digitais de forma ampla na economia?

Existem dois obstáculos principais: qualidade e proteção dos dados. Os dados devem primeiro estar disponíveis de forma detalhada; isso também requer investimentos por parte das empresas. Por outro lado, o funcionamento das cadeias digitais de suprimento exige naturalmente que os dados sejam transmitidos. As empresas devem, portanto, estar dispostas a compartilhar informações. No entanto, certos riscos são compensados ​​pelas grandes vantagens que a opção representa. De um lado as empresas fornecem informações, mas também obtêm muitos dados úteis.

Como resultado, é possível dizer que as supply chains também podem se tornar mais sustentáveis?

Sim, a digitalização pode sem dúvida tornar o processo mais sustentável. Uma maior transparência torna mais fácil verificar, por exemplo, se os direitos humanos estão sendo respeitados nesse contexto. E isso está em linha com a legislação alemã sobre o assunto, que está em vigor desde 2023. A amplitude da informação nas cadeias digitais de suprimento e a maior eficiência que elas proporcionam também ajudam a evitar o desperdício de recursos nas rotas de transporte.

Europeanway

Busca