Um grupo de empresas, incluindo o grupo de transporte britânico Mobico (ex-National Express), planeja lançar um serviço de trem de alta velocidade para rivalizar com o Eurostar usando o Túnel da Mancha. “Houve discussões em um grupo de partidos da indústria”, disse à AFP uma fonte próxima ao assunto, confirmando informações divulgadas pela primeira vez pelo Financial Times.
O novo serviço entre Paris e Londres pode começar em 2025 sob o nome de Evolyn, com a família espanhola Cosmen – acionista da Mobico – envolvida em negociações para encomendar trens da fabricante francesa Alstom.
Desde o lançamento da linha em 1994, várias empresas anunciaram a intenção de competir com a Eurostar, uma subsidiária de 55% da operadora ferroviária nacional francesa SNCF.
Eles incluem a empresa alemã Deutsche Bahn há uma década, mas nenhum se materializou. Atingido pelo Brexit e Covid, o Eurostar quase faliu em 2021 e recentemente apontou para um “gargalo” causado pelos controles relacionados ao Brexit na fronteira.
Mas o grupo Getlink, que opera o túnel sob o Canal da Mancha, “sempre teve a ambição de ter mais tráfego de alta velocidade através do túnel”, sejam operadores históricos ou novos operadores, disse à AFP um porta-voz. O túnel tem potencial para pelo menos dobrar seu tráfego atual de passageiros, acrescentou o porta-voz. Contatado pela AFP, Mobico recusou-se a comentar.