As Danish Government Scholarships, bolsas de estudo concedidas anualmente pelo governo dinamarquês, estão com inscrições abertas até o dia 1° de março. A iniciativa é voltada a estudantes de mestrado e PhD interessados em fazer intercâmbio na Dinamarca.
São aceitos candidatos que desejem passar entre cinco e 12 meses em instituições de ensino superior do país escandinavo. A cada ano, 50 meses são reservados a alunos brasileiros, distribuídos entre os estudantes selecionados para obter apoio financeiro.
Para ser um candidato elegível, é necessário estar matriculado em uma instituição brasileira, desenvolvendo um projeto de mestrado ou doutorado. Além disso, há vagas para alunos de graduação que estudem língua e cultura do país nórdico (por um período mínimo de dois anos) e queiram fazer intercâmbio na Dinamarca, durante um período de cinco a dez meses.
Como se candidatar
Para se candidatar às bolsas de estudo, é preciso encaminhar uma série de documentos por e-mail para a Agência Dinamarquesa de Ciência e Educação Superior (pelo endereço kulturaftaler@ufm.dk).
Os primeiros passos são determinar quantos meses serão solicitados e detalhar o programa de estudos em que está matriculado atualmente no Brasil. Feito isso, é necessário listar as universidades dinamarquesas de interesse e explicar se já houve contato com tais instituições.
Entre os demais documentos exigidos estão cartas de recomendação, diplomas já obtidos, histórico acadêmico e certificado de proficiência em inglês (como TOEFL e IELTS). Além disso, deve-se submeter um statement of interest, documento que explica os motivos pelos quais o período de intercâmbio na Dinamarca será positivo para o pesquisador.
Para saber mais sobre as possibilidades de intercâmbio na Dinamarca, acesse o site oficial das Danish Government Scholarships.
(Este artigo foi originalmente publicado pelo portal Estudar Fora)