
O mais caro e badalado torneio mundial de clubes, a Champions League, entra agora na reta final.
Na última semana oito times chegaram às semifinais. Dois são alemães (Bayern Munich e Borussia Dortmund), dois são ingleses (Arsenal e Aston Villa), dois espanhóis (Real Madri e Barcelona), um francês (PSG) e um italiano (Internazionale). A final será realizada dia 31 de maio em Munique e cada passo adiante na competição já significou um bom faturamento para os clubes, não apenas via premiações da UEFA (a entidade máxima do futebol na Europa) como também por meio da valorização de patrocínios.
Apenas por participar da competição, cada um dos 36 times recebe 18,62 milhões de euros. Cada vitória rende outros 2,1 milhões de euros enquanto empates valem 700 mil euros.
O campeão, se fizer uma campanha impecável de resultados positivos, pode ganhar até 85,14 milhões de euros com o torneio.
O futebol europeu é, mais do que nunca, big business.
O Real Madri, maior vencedor da Champions League (15 títulos) é o clube mais rico do mundo, com um valor de 1,045 bilhão segundo o ranking ‘Football Money League’ da empresa de consultoria Deloitte, que é baseado no valor das receitas obtidas em cada temporada.
Em segundo lugar está o Manchester City com 836 milhões de euros em receitas, seguido pelo Paris Saint-Germain com 806 milhões de euros.
Durante o ciclo comercial de 2019-2023, a UEFA registrou uma receita de 17,3 bilhões de euros, sendo que desse total 76% foram arrecadados em suas diferentes competições, sendo a Champions League a mais importante delas.
O modelo de negócios da UEFA é sofisticado, a ponto de os direitos para gerenciamento dos direitos comerciais da Champions League para as temporadas entre 2027 a 2033 já terem sido negociados. A detentora dos direitos será a Relevant Sports. Esta, numa joint venture recém-formada que inclui a própria UEFA e a European Club Association, construirá uma empresa dedicada a vender direitos de mídia, patrocínio e licenciamento não apenas para a Champions League como também para outras competições de futebol no continente: Europa League, Conference League, Super Cup, Youth League e Futsal Champions League.