Localizada em Gotemburgo e considerada uma das principais universidades da Suécia, a Chalmers University of Technology está com inscrições abertas para o programa Adlerbert Study Scholarships. Financiadas pela Adlerbert Foundation, as bolsas integrais de mestrado são voltadas a estudantes estrangeiros de uma lista de 143 países, entre eles o Brasil. As inscrições vão até 15 de janeiro.
Em 2019, a organização concedeu cinco bolsas dessa modalidade, e deve oferecer um número semelhante para 2020, segundo informa o site Estudar Fora. As bolsas cobrem integralmente os custos de estudo do programa de mestrado, o que equivale a cerca de R$ 120 mil em apoio financeiro.
LEIA TAMBÉM:
– Universidade finlandesa oferece bolsas integrais de mestrado
– Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudos para brasileiros
– Escandinavos estão entre os países mais atrativos para talentos
Mestrados na área de arquitetura, embora sejam mais caros (com taxas equivalentes a quase R$ 170 mil), também são elegíveis para as bolsas. Ainda assim, cabe ao estudante arcar com outras despesas, como passagens aéreas, alimentação e moradia em Gotemburgo.
Para concorrer às bolsas, primeiro é necessário enviar sua candidatura ao programa de mestrado desejado na Chalmers University of Technology. A lista completa dos programas está disponível neste link. Os candidatos serão avaliados de acordo com o seu desempenho acadêmico demonstrado pelo histórico.
Cada programa tem exigências específicas, e é importante verificar os requisitos do programa que você tem interesse em cursar. Em geral, eles solicitam que o candidato tenha concluído a graduação em uma área relacionada, e alguns deles também exigem que o estudante comprove média de pelo menos 70% nas notas da graduação. Além disso, é necessário comprovar ainda proficiência em inglês por meio de certificados como o IELTS ou o TOEFL.
As candidaturas devem ser feitas por meio do portal University Admissions. Mais informações sobre o procedimento também podem ser vistas nesta página. Ao concluir o processo, o estudante receberá um número de oito dígitos que identifica sua candidatura. Esse número será necessário para que ele se candidate à bolsa.