Na Finlândia, o feriado de 1º de maio, que homenageia os trabalhadores em todo o mundo, é também a data do Vappu, uma das maiores festas populares do país. Neste ano, por causa do coronavírus, não houve multidões nas ruas, mas isso não houve festa. A comemoração foi virtual – e também uma homenagem a quem tem trabalhado em serviços essenciais durante a pandemia.
No Vappu, uma espécie de Carnaval local, os finlandeses comemoram a chegada da primavera com desfiles de rua, piqueniques, balões coloridos e festas de todo tipo. Em casa ou em público, as pessoas usam chapéus brancos; o adereço, típico das cerimônias de formatura do ensino médio, é um dos elementos mais característicos dessa data.
As pessoas foram incentivadas a comemorar em suas casas – e o apelo foi atendido. “Este foi o 1º de maio mais tranquilo da minha carreira de 40 anos na polícia. O nível de respeito dos cidadãos às instruções e recomendações foi uma agradável surpresa”, disse Ari Järvenpää, superintendente do Conselho Nacional de Polícia.
Em vez de concertos em praça pública, a população pôde acompanhar apresentações ao vivo pela TV, transmitidas pela emissora pública Yle. Na data, cada partido político também mantém a tradição de fazer um discurso público. Neste ano, as falas ocorreram via Facebook e Youtube.
Homenagem com bandeiras hasteadas
Hastear a bandeira em homenagem a finlandeses de destaque é outra das tradições da Finlândia que foi adaptada ao Vappu dos tempos do coronavírus. Neste 1º de maio, uma das 20 datas em que o hasteamento ocorre ao longo do ano, o país homenageou todos os trabalhadores que estão na linha de frente de combate à pandemia.
O reconhecimento não foi apenas aos profissionais da saúde. Além deles, o hasteamento também homenageou policiais, membros da guarda de fronteira, professores, funcionários públicos dos setores de transporte e limpeza e caixas de supermercado, entre outras profissões.
Até as figuras um tanto fantasmagóricas de uma famosa – e misteriosa – obra de arte da Finlândia ganharam um tema próprio no Vappu deste ano. Os cerca de 500 bonecos de madeira que compõem a instalação As Pessoas Silenciosas receberam balões coloridos para marcar a data.
Instalada ao lado de uma rodovia em perto de Suomussalmi, na província de Oulu, na região central do país, a obra lembra um campo cheio de espantalhos. Ninguém sabe ao certo o significado da obra, criada em 1994 pelo artista Reijo Kela. Mas, neste ano, os balões coloridos do Vappu da pandemia deram um sentido bem claro a ela.