Finlândia terá ônibus autônomo em operação ainda em 2019

Projeto que envolveu finlandeses e japoneses foi apresentado neste mês; veículo será o primeiro do mundo a operar sob qualquer condição climática

17 de março de 2019 4 minutos
Europeanway

No momento, há inúmeras iniciativas de criação de veículos autônomos ao redor do mundo, mas quase todos operam apenas sob severas restrições, como locais bastante controlados, boas condições climáticas e estradas bem sinalizadas. Há, no entanto, uma exceção, que acaba de ser apresentada e vai mudar esse quadro de limitações – e ela fica na Finlândia.

Gacha é o nome do ônibus desenvolvido pela empresa de tecnologia de mobilidade autônoma Sensible 4 e o escritório de design japonês Muji. O veículo será o primeiro micro-ônibus autônomo a poder circular tanto pelas ruas de cidades maiores quanto por pequenas estradas sem sinalização, faça chuva, sol, neve ou neblina, informa a revista britânica Dezeen, especializado em design e arquitetura.

 

A viagem inaugural do veículo foi feita no último dia 8 de março em frente à Oodi, a biblioteca central de Helsinque. E os responsáveis pelo projeto dizem que o ônibus já estará em pleno funcionamento em abril, na cidade de Espoo, local que testará de fato a autonomia do veículo sob qualquer condição climática: entre janeiro e fevereiro, Espoo registrou 43 dias de chuvas, segundo a Fast Company.

"O desenvolvimento do Gacha começou quando o time da Sensible 4, ainda trabalhando na primeira geração de ônibus autônomos, percebeu que os veículos simplesmente não funcionavam em condições adversas, mesmo que fosse apenas uma chuva leve – e muito menos sob as típicas condições do inverno da Finlândia", diz Harri Santamala, CEO da Sensible 4. "A tecnologia de veículos totalmente autônomos ainda não chegou. A maioria dos carros ditos autônomos operam apenas com clima bom e estradas bem sinalizadas. Foi isso que conseguimos mudar fazendo repetidos testes nas duras condições climáticas da Lapônia finlandesa."

O design do veículo é minimalista. Segundo a Muji, o desenho se inspirou nos brinquedos-surpresa que vêm, por exemplo, com os chocolates Kinder Ovo. Como não tem motorista, o ônibus ganha espaço interno para oferecer assentos extras aos passageiros, que se sentam em bancos arredondados. Do lado de fora, o ônibus não tem frente ou traseira definidas. 

LEIA TAMBÉM:
– Conheça a Koenigsegg, a fabricante sueca de supercarros que quer desbancar a Ferrari
– Finlândia e Suécia estão entre os países mais inovadores do mundo, segundo ranking da Bloomberg
– Uma ousadia de US$ 40 bilhões: conheça o mais ambicioso projeto logístico da história da Noruega

A ideia é que o Gacha não tenha rotas fixas. O ônibus poderá mudar seu trajeto com base nas solicitações do usuário. O passageiro fará a solicitação do ônibus por meio de um aplicativo em seu smartphone, e o veículo ajustará a rota para passar pelo local em que a pessoa está. Enquanto espera, o passageiro receberá um aviso para se preparar para o embarque.

Depois da operação inaugural em Espoo, prevista para o mês que vem, o Gacha deverá passar a circular também em Hämeenlinna, Vantaa e Helsinque. Nas três cidades, o início das operações está previsto ainda para 2019.

(Foto: Justus Hirvi/Bonzu & Muji)

Europeanway

Busca