No momento, há inúmeras iniciativas de criação de veículos autônomos ao redor do mundo, mas quase todos operam apenas sob severas restrições, como locais bastante controlados, boas condições climáticas e estradas bem sinalizadas. Há, no entanto, uma exceção, que acaba de ser apresentada e vai mudar esse quadro de limitações – e ela fica na Finlândia.
Gacha é o nome do ônibus desenvolvido pela empresa de tecnologia de mobilidade autônoma Sensible 4 e o escritório de design japonês Muji. O veículo será o primeiro micro-ônibus autônomo a poder circular tanto pelas ruas de cidades maiores quanto por pequenas estradas sem sinalização, faça chuva, sol, neve ou neblina, informa a revista britânica Dezeen, especializado em design e arquitetura.
A viagem inaugural do veículo foi feita no último dia 8 de março em frente à Oodi, a biblioteca central de Helsinque. E os responsáveis pelo projeto dizem que o ônibus já estará em pleno funcionamento em abril, na cidade de Espoo, local que testará de fato a autonomia do veículo sob qualquer condição climática: entre janeiro e fevereiro, Espoo registrou 43 dias de chuvas, segundo a Fast Company.
"O desenvolvimento do Gacha começou quando o time da Sensible 4, ainda trabalhando na primeira geração de ônibus autônomos, percebeu que os veículos simplesmente não funcionavam em condições adversas, mesmo que fosse apenas uma chuva leve – e muito menos sob as típicas condições do inverno da Finlândia", diz Harri Santamala, CEO da Sensible 4. "A tecnologia de veículos totalmente autônomos ainda não chegou. A maioria dos carros ditos autônomos operam apenas com clima bom e estradas bem sinalizadas. Foi isso que conseguimos mudar fazendo repetidos testes nas duras condições climáticas da Lapônia finlandesa."
O design do veículo é minimalista. Segundo a Muji, o desenho se inspirou nos brinquedos-surpresa que vêm, por exemplo, com os chocolates Kinder Ovo. Como não tem motorista, o ônibus ganha espaço interno para oferecer assentos extras aos passageiros, que se sentam em bancos arredondados. Do lado de fora, o ônibus não tem frente ou traseira definidas.
LEIA TAMBÉM:
– Conheça a Koenigsegg, a fabricante sueca de supercarros que quer desbancar a Ferrari
– Finlândia e Suécia estão entre os países mais inovadores do mundo, segundo ranking da Bloomberg
– Uma ousadia de US$ 40 bilhões: conheça o mais ambicioso projeto logístico da história da Noruega
A ideia é que o Gacha não tenha rotas fixas. O ônibus poderá mudar seu trajeto com base nas solicitações do usuário. O passageiro fará a solicitação do ônibus por meio de um aplicativo em seu smartphone, e o veículo ajustará a rota para passar pelo local em que a pessoa está. Enquanto espera, o passageiro receberá um aviso para se preparar para o embarque.
Depois da operação inaugural em Espoo, prevista para o mês que vem, o Gacha deverá passar a circular também em Hämeenlinna, Vantaa e Helsinque. Nas três cidades, o início das operações está previsto ainda para 2019.
(Foto: Justus Hirvi/Bonzu & Muji)