A rede finlandesa de hipermercados Prisma transformou o isolamento social em inspiração para uma inusitada – e bem-humorada – campanha de venda de moda. Batizada de Telcollection, a coleção foi criada tendo em mente os profissionais que passaram a cumprir jornadas de trabalho remoto por causa do coronavírus. O home office e as reuniões pelo Zoom passaram a ter roupa e estilo próprios.
Ou quase. Basicamente, o que a Prisma fez foi rearranjar as peças que já estavam em seu catálogo, mas em seções diferentes, e apresentá-las como integrantes de um só conjunto. A parte de cima – que é, afinal, a que aparece nas videoconferências – pode ser uma camisa formal ou um blazer; a de baixo, uma calça para praticantes de ioga ou um short florido, de inspiração havaiana.
Em um momento em que as pessoas se adaptam ao “novo normal”, a Prisma diz, no slogan da campanha, que “o meio formal é o novo normal” – e reforçou suas vendas com isso. Segundo Päivi Hole, vice-presidente de esportes e vestuário do S-group, controlador da Prisma, desde que a campanha foi lançada, há cerca de um mês, as vendas do departamento de roupas da varejista cresceram nada menos que 16 vezes em relação ao mesmo período do ano passado.
A marca do senso de humor finlandês
A proposta de usar roupa confortável no home office não é uma grande novidade. Varejistas, estilistas e consultores de moda de todo o mundo têm repetido a sugestão desde o início da pandemia. Mas a Prisma transformou o discurso em um “produto”, e com inconfundível identidade local. A campanha que apresenta a coleção, desenvolvida pela agência TBWA\Helsinki, tem a marca do senso de humor finlandês: rir de si próprio. Os modelos exibem combinações peculiares – ou, a depender do ponto de vista, bizarras -, e, com isso, reafirmam o slogan da varejista finlandesa: “temos tudo”.
“Com a campanha, queríamos incentivar todos a se vestirem de maneira estranha e confortável – que é, afinal, como nós finlandeses somos conhecidos – e, ao mesmo tempo, colocar um pouco de riso e bobagem [na vida das pessoas] em meio a esses tempos tão difíceis”, diz Minni Jaakola, vice-presidente de marketing da Prisma.
Abaixo, um dos vídeos da campanha: