Finlandeses usam quarentena para campanha de apoio a solitários

23 de abril de 2020 3 minutos
Campanha finlandesa contra a solidão na pandemia

Na Finlândia, as medidas de isolamento social adotadas na pandemia foram transformadas em uma campanha de conscientização sobre outro problema nacional: a solidão. Fotos de vários pontos de Helsinque que costumam ser movimentados, mas que estão vazios por causa do coronavírus, são acompanhadas pela mensagem “para algumas pessoas, o mundo sempre pareceu ser assim. Mostre aos solitários que eles não estão sozinhos.”

A iniciativa é da Helsinki Missio, centenária entidade finlandesa que se dedica a prevenir a solidão e dar apoio a pessoas que se sentem sozinhas. As imagens mostram ruas, pista de hóquei no gelo, cinema e estação de metrô, entre outros locais da capital finlandesa, já sob o regime de quarentena, adotado para conter a disseminação da covid-19.

“A solidão criada pelo estado de emergência é momentaneamente um problema que nos une a todos. Para alguns, isso vai terminar, mas, para outros, não”, diz Maria Rakkolainen, que dirige a entidade. “A solidão daqueles que sofrem de solidão duradoura continua, mas não precisa ser assim.”

A solidão é um problema antigo naquele que é considerado o país mais feliz do mundo. Isso motivou a criação da organização já em 1883. “Jovens, famílias com crianças e idosos sofrem de solidão. Ela prejudica a saúde e desencadeia outros problemas”, diz a Helsinki Missio. “Assim, além de causar sofrimento aos indivíduos, ela é também um grande desafio da sociedade.”

Quase 8% dos finlandeses sofrem de solidão

Os 100 funcionários e cerca de 700 voluntários da Helsinki Missio oferecem apoio e atividades em grupo a pessoas que se sentem sozinhas no mundo. Segundo a entidade, hoje, cerca de 400 mil finlandeses sofrem de solidão (o dado é anterior à pandemia). Esse contigente corresponde a quase 8% da população da Finlândia.

As fotos foram produzidas em março, nos primeiros dias de adoção do isolamento social no país. “Diferentes veículos começaram a noticiar como pessoas que já enfrentavam a solidão antes da covid-19 correm agora ainda mais risco de se tornarem socialmente excluídas”, diz Erno Reinikainen, diretor criativo da TBWA\Helsinki, agência que desenvolveu a campanha. “Percebemos que poderíamos usar espaços públicos vazios para mostrar como pessoas solitárias encaram as ruas, mesmo sem o estado de emergência.”

Veja imagens da campanha:

Palavras-chave:

Europeanway

Busca