A União Europeia discute uma série de propostas para o fechamento de um modelo de cuidados aos cidadãos, em especial pessoas que necessitam de cuidados de longa duração. A perspectiva é que até dezembro deste ano o bloco econômico compartilhe suas recomendações de Estratégia de Cuidados. O relatório Bay of Biscaya, Bay of Care, foi apresentado ao Comitê Econômico e Social Europeu e representa a última etapa no processo de consolidação de um modelo.
A proposta foi formulada em colaboração com a principal rede europeia de organizações que trabalham pelos direitos dos idosos e lança um olhar sobre os cuidados de longa duração.
Representantes da Comissão Europeia, da Organização Mundial da Saúde e da plataforma europeia de prestadores de serviços para pessoas com deficiência destacaram que o relatório busca responder às demandas atuais e futuras de cuidados de pessoas com necessidade de cuidados de longa duração, algo que é um desafio comum no continente europeu. Na avaliação dos especialista, as expectativas e necessidades dos idosos também mudaram, gerando assim o desafio e a necessidade de transformar os serviços e recursos destinados aos cuidados de longa duração, quer estes ocorram em residências, em centros de dia ou em casa, de forma informal ou formal, à distância ou pessoalmente, e de natureza social ou sanitária.
O que os países defendem junto à União Europeia é que seja definido um modelo de transição para os cuidados de longa duração, para posteriormente chegar a um Modelo de Empoderamento de Cuidados de Longa Duração, conforme descrito ao longo do relatório.