Durante o European Day, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (19) no hotel Renaissance, em São Paulo, a economista e jornalista Lucila Ribeiro reforçou a importância da comunicação como ferramenta estratégica do negócio, especialmente nos processos de internacionalização das empresas.
“A visão da comunicação deve ser menos técnica e mais executiva. Seja na atuação de multinacionais aqui no Brasil, ou de empresas brasileiras que atuam em outros mercados, é importante realizar adaptações para realmente fazer parte daquela comunidade”, reforça a executiva.
Lucila destacou que se antes as empresas brasileiras que mantinham operações no exterior eram aquelas do setor industrial, hoje esse perfil mudou e se diversificou – da varejista Atacadão, que mantém uma loja na França, a marca de moda FARM que está em Londres e Dubai.
“Para a construção de uma narrativa em processos de internacionalização, é fundamental ter humildade para se adaptar as realidades locais. Precisamos construir uma causa comum”, reforça Lucila.
A jornalista, que tem experiência atuando com implantação de planos de comunicação em mais de 40 países, participou do painel “O olhar corporativo e visão de marca nas relações bilaterais”.