Segundo a Bloomberg Healthiest Country Index, que avalia 169 nações nos mais variados indicadores que contribuem para o bem-estar, a Espanha é o país mais saudável do mundo.
O segredo? Grande parte se deve à culinária espanhola, baseada na dieta mediterrânea, sinônimo de saúde, longevidade e até classificada como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco. Vale ressaltar que o país espanhol está a caminho, inclusive, de alcançar o maior posto de expectativa de vida média do mundo. Prevê-se, também, que a Espanha até 2040 tenha a maior vida útil, em quase 86 anos, seguida pelo Japão.
Gastronomia espanhola em números:
O restaurante mais antigo do mundo está na Espanha
Com mais de três séculos de história, o restaurante “Sobrino de Botín” continua aberto na rua Cuchilleros, Madri. Foi inaugurado no ano de 1725 pelas mãos do cozinheiro francês Jean Botín e sua mulher asturiana. Desde a inauguração o forno do restaurante nunca foi apagado.
A Espanha é o país da Europa com mais bares por habitante
Segundo estimativas, haveria 176 estabelecimentos do gênero para cada pessoa, o que representaria dentro de um universo calculado em 47 milhões e 800 mil espanhóis, o equivalente a 271.591 bares “per capta”.
Na capital Madri, onde projeta-se mais de quatro milhões de moradores, é possível se optar entre 22.727 bares.
Já em Barcelona, com cerca de 1.700.000 habitantes, estima-se 9.659 bares para cada morador. A cidade é a segunda maior da Espanha, e considerada reduto de bares fantásticos desde os pequenos até os mais caros e frequentados por celebridades.
A Espanha é o maior exportador de azeite de oliva do mundo
A Espanha é líder mundial em qualidade e quantidade de azeites produzidos e comercializados. Também, é o maior consumidor e exportador do mundo. A produção mundial total de azeites de oliva é de aproximadamente 3 milhões de toneladas. Espanha produz uma média de 1,4 milhões de toneladas de azeite de oliva, o que significa que uma de cada duas garrafas de azeite que são comercializadas no mundo são da Espanha.
Espanha: o país com o maior consumo de azeite de oliva do mundo
Os espanhóis consomem 11,2 kg de azeite de oliva por habitante e ano. E mesmo sendo o país com o maior consumo de azeite, mais de 60% do azeite é vendido a outros mercados.
A União Europeia é o principal cliente dos azeites de oliva espanhóis
Mais de 50% das exportações são destinadas a países da União Europeia. Sendo Itália o principal comprador, seguido por Portugal, França e Alemanha.
O olival espanhol é o maior bosque humanizado do planeta, com mais de 340 milhões de oliveiras.
Os maiores produtores de azeite de oliva virgem se encontram na zona mediterrânea: Espanha em primeiro lugar, seguida da Itália e da Grécia. Hoje em dia, a Espanha é o país com mais plantações de oliveira do planeta.
Além disso, a Espanha também é um dos países com maior área de cultivo vinícola do planeta e, por outro lado, quase toda a produção mundial de açafrão é realizada na Espanha.