Escandinavos brilham em ranking que avalia as "marcas" dos países

Noruega, Suécia e Finlândia ocupam três das cinco primeiras posições do levantamento da consultoria FutureBrand; também em destaque, Dinamarca apareceu em sétimo

02 de julho de 2019 3 minutos
Europeanway

Os países escandinavos ficaram entre os principais destaques da nova edição do FutureBrand Country Index, ranking que compara a reputação internacional das "marcas" dos países. Noruega (na foto, o fiorde norueguês de Nærøy), Suécia e Finlândia, que ficaram em segundo, quarto e quinto lugares, respectivamente, ocuparam três das cinco primeiras posições, enquanto a Dinamarca, também presente entre os dez primeiros, apareceu em sétimo.

Dos quatro países, o que mais avançou em relação à edição anterior da pesquisa, de 2014, foi a Finlândia, que subiu oito posições; a Noruega subiu quatro e a Dinamarca, duas, enquanto a Suécia permaneceu na mesma colocação. O Japão ficou em primeiro lugar e a Suíça em terceiro.

LEIA TAMBÉM:
– Noruega, Dinamarca e Suécia aparecem no topo do "ranking global de honestidade"
– Líder entre as escandinavas, Ikea é uma das 100 marcas mais valiosas do mundo
– Em novo ranking, Dinamarca e Suécia aparecem entre os países mais competitivos do mundo

O FutureBrand Country Index avalia a percepção global de 75 países – a Islândia não fez parte do levantamento. A pesquisa analisou itens divididos em dois grupos, o "propósito" do país (que inclui seu sistema de valores, qualidade de vida e potencial de negócios) e sua "experiência" (dimensão composta por patrimônio cultural, turismo e produtos e serviços).

"Em nosso último relatório, os entrevistados tiveram percepções mais altas que a média sobre os escandinavos nas principais dimensões avaliadas. A pesquisa de 2019 indica que esses países continuam, com sucesso, a se fortalecer com base em pontos fortes que eles já têm", diz a FutureBrands no estudo. "Não há dúvida de que eles 'vendem' bem seu compromisso com o meio ambiente e suas belezas naturais."

O Japão foi elogiado no estudo por sua "identidade e reputação sempre sólidas entre potenciais turistas, visitantes, estudantes, residentes, consumidores e investidores". "A rica cultura do Japão, que engloba uma qualidade ótima de vida, beleza natural e patrimônio, atrai visitantes de todo o mundo", diz o estudo.

O Brasil caiu quatro posições no ranking e aparece agora em 47º lugar, logo atrás do Panamá e uma à frente de Cuba.

Clique aqui para baixar a versão completa do FutureBrand Country Index.

Europeanway

Busca