Dinamarca vai remunerar agricultores pelo plantio de árvores

20 de outubro de 2021 2 minutos
Europeanway

A Dinamarca, um dos países mais avançados na temática sustentável, vai pagar aos agricultores que destinarem parte das suas propriedades ao plantio de árvores e, consequentemente, a formação de zonas florestais. De acordo com a Agência Agrícola Dinamarquesa (Landbrugsstyrelsen), 381 agricultores do países se candidataram para receber os incentivos do estado para criação das florestas.

Segundo o chefe da Agência Agrícola Dinamarquesa, Frank Josephsen Kargo, há várias razões pelas quais o estado dinamarquês quer pagar os agricultores para plantar florestas.

“O florestamento tem seu lugar nas grandes pautas que se discute nos tempos atuais. É tudo uma questão de reduzir as emissões de nitrogênio em ambientes aquáticos”, disse Kargo.

Essa iniciativa pode resultar em várias centenas de novas florestas no país nórdico.

“Isso pode contribuir para reduzir as emissões de CO2 porque as florestas absorvem CO2, além de reduzir a infiltração de pesticidas e nitrogênio nas fontes de água potável com o plantio de florestas ao redor delas”, explicou.

O dinheiro para os subsídios vem de um programa de financiamento da União Europeia para regiões rurais, totalizando 70 milhões de coroas (cerca de US$ 10,6 milhões). A previsão é de que cada agricultor possa solicitar até 28.000 coroas (ou US$ 4,38 mil) por hectare de terra que desejarem converter em floresta, dependendo do tipo de floresta plantada.

De acordo com as informações da agência, nesta próxima fase serão analisados os pedidos de subsídios apresentados e ver como o financiamento será distribuído da forma mais benéfica para o meio ambiente.

“Iremos chegar a áreas relativamente grandes. Se essas solicitações forem aprovadas, achamos que devemos chegar a cerca de 2.000 hectares de floresta ”, disse Kargo.

“Dessa forma, será realmente muita floresta e terá um bom efeito”, acrescentou.

Europeanway

Busca