Dinamarca e Estados Unidos assinam acordo para a construção do maior parque eólico offshore do mundo

0
186
Campo de energia eólica offshore da Dinamarca. (Foto: Mark Konig via Unsplash)

O Ministério do Clima da Dinamarca acaba de assinar um acordo com o estado da Virginia, Estados Unidos, para o planejamento e construção do maior parque eólico offshore do mundo. Isso se deve ao grande expertise da Dinamarca em construções desse tipo, garantindo uma implementação eficaz de uma planta eólica. 

“As ambições climáticas da Dinamarca fazem sentido quando ela pode compartilhar experiências de nossa transição verde com outros países que buscam reduzir significativamente suas emissões de CO2”, disse o ministro do Clima, Dan Jørgensen.

“A entrada da Virgínia na energia eólica offshore ajudará a abrir e amadurecer mercados envolvendo tecnologia de energia verde de países como a Dinamarca.”

A Virginia tem ambições ousadas quando se trata de energia eólica offshore, com a inauguração do seu projeto de 2,6 gigawatts Coastal Virginia Offshore Wind Project programada para 2026.

Possuindo algumas das maiores instalações portuárias da costa leste dos Estados Unidos, o estado busca se tornar um centro para o transporte e manuseio de turbinas eólicas, semelhante ao de Esbjerg no Mar do Norte.

Várias empresas dinamarquesas, como Bladt Industries, Semco Maritime, Siemens Gamesa, Ørsted e Rambøll, já estão envolvidas em energia eólica na Virgínia.

Além dos EUA, a Dinamarca também coopera com autoridades de energia no Reino Unido, Alemanha, Holanda, Coréia do Sul, Japão, Polônia e França por meio da Parceria de Governança de Energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui