Copenhague lançou uma iniciativa inovadora chamada CopenPay, incentivando turistas a usarem transportes públicos ou bicicletas ao invés de carros e táxis. A capital dinamarquesa recompensará esses visitantes com benefícios como café gratuito, entradas em museus e mais 20 minutos de esqui na encosta de uma pista construída dentro da própria cidade, em cima do prédio que abriga uma central de energia.
Segundo Mikkel Aarø-Hansen, diretor-executivo da Wonderful Copenhagen, “a ideia é mostrar que ações ambientalmente corretas não são tão difíceis de serem implementadas. Todos podemos agir de forma respeitosa em relação ao meio ambiente”. O programa CopenPay visa compatibilizar intenção e gesto, ou seja, ajudar turistas que queiram genuinamente adotar ações sustentáveis mas talvez precisem de uma pequena ajuda para fazê-lo.
Um relatório da consultoria Kantar revelou que, embora 82% das pessoas desejem agir naquela direção, apenas 22% mudam efetivamente seu comportamento. A iniciativa CopenPay transforma ações ecológicas em experiências culturais, sem o objetivo de aumentar o número de turistas e visando promover comportamentos mais amigáveis do ponto de vista ambiental.
Vinte e quatro atrações, incluindo restaurantes e lojas de aluguel de caiaques, participam da iniciativa. Um exemplo é a GoBoat, que oferece passeios de barco gratuitos em troca da coleta de lixo nos cursos de água. Bannegaarden, um destino gastronômico e cultural, oferece almoços gratuitos para quem participar das atividades de limpeza.
A iniciativa piloto acontece até 11 de agosto, com a expectativa de ser reintroduzida como uma experiência de pagamento com cunho ecológico ao longo do ano e expandida para outras regiões da Dinamarca e, se possível, outros países.