Conheça o vitorioso modelo de negócios do Real Madri

Ciro Dias Reis, CEO da Imagem Corporativa 25 de setembro de 2024 2 minutos
shutterstock

Fundado há 122 anos por um grupo de jovens espanhóis que havia estudado em escolas inglesas onde conheceram o jogo de foot-ball, o Real Madri é hoje um fenômeno esportivo, econômico e de imagem em nível global. É o primeiro clube do mundo a superar um bilhão de euros em receitas na temporada 2023/2024: cravou 1,073 bilhão de euros no período, 27% a mais do que na temporada anterior.

Os números sólidos fora e dentro do campo (neste ano os merengues ganharam a Champions League e La Liga) permitem planejamento adequado e investimentos constantes. Em 2024 chegaram ao time Endrick, revelado há menos de dois anos no Palmeiras, e Kylian Mbappé, ídolo consagrado do Paris Saint-Germain e da seleção francesa.

Estimativas nos meios esportivos apontam que o elenco completo do Real Madri valeria hoje 1,8 bilhão de euros, o triplo do custo que o clube teve para formá-lo.

Essa trajetória de sucesso (que inclui equipes vitoriosas também no futebol feminino e no basquete) permite investir em infraestrutura e em um projeto de longo prazo.

O tradicional estádio Santiago Barnabéu passou por uma ampla revitalização, que ao custo de 893 milhões de euros (financiados em 30 anos) não apenas aumentou sua capacidade de 81 mil para 85 mil espectadores como criou um terraço panorâmico em torno do estádio e um hotel de luxo anexo. Essas características buscam reforçar a posição do estádio como ponto de atração turística e fonte adicional de receitas.

Além disso, teto e gramado são agora retráteis. O processo de divisão e retirada do gramado (processo criado para viabilizar o espaço para grandes shows e eventos) envolve seis plataformas retráteis no subsolo, onde ele fica guardado até o momento em que volta ao lugar original para a próxima partida.

Tantas iniciativas bem-sucedidas garantem uma visibilidade extraordinária nas redes sociais. O Real Madri lidera também o ranking dos clubes de futebol no ambiente digital: ele soma 422 milhões de seguidores em todas as plataformas, cerca de 20% mais do que seu principal oponente, o Barcelona, que possui 363 milhões de seguidores. Em terceiro lugar na lista vem o Manchester United, com  217 milhões.

Real Madrid

Real Madrid

Europeanway

Busca