A emissora pública SVT, da Suécia, criou uma atração sob medida para quem quer saber como relaxar na pandemia: a migração dos alces transmitida ao vivo. O projeto estreou no dia 9 de abril e tinha previsão de seguir exibindo material inédito até 4 de maio, mas, com o sucesso (e com alguns animais ainda em deslocamento), o canal decidiu estendê-lo. Neste domingo (10/5), a transmissão ao vivo seguia no ar.
Batizado de A Grande Migração dos Alces, o projeto exibe a viagem que há 9 mil anos esses animas fazem no início da primavera para buscar alimento. A atração foi criada no ano passado – e caiu nas graças do público. Em sua primeira edição, o programa teve 3,4 milhões de acessos e 4,7 milhões de horas assistidas.
Mais dicas do Scandinavian Way para a quarentena
- Ikea dá receita de suas famosas almôndegas suecas. Que tal fazer?
- Cinco livros gratuitos de autores nórdicos para ler na quarentena
- Sons da Lapônia para relaxar no projeto Sound of Lapland
- Sueca Storytel lança série de contos como “vacina anti-isolamento”
- O guia Scandinavian Way de museus nórdicos para visitas virtuais
- O guia Scandinavian Way com as melhores séries nórdicas da Netflix
Assim, o projeto não surgiu por causa das recomendações de isolamento social, mas o coronavírus antecipou as transmissões em quase uma semana em 2020. Mais de 15 câmeras remotas, dois drones, uma câmera em um barco, cerca de 10 mil metros de cabos e pessoas trabalhando dia e noite levam ao ar imagens e sons que funcionam como relaxamento para a cabeça na pandemia.
Com A Grande Migração dos Alces, os suecos criaram sua própria versão do que se convencionou chamar de slow TV: atrações televisivas que, por horas, exibem apenas imagens relaxantes. Pioneira nesse nicho, a Noruega lançou sua primeira atração de slow TV em 2009.
Quer saber como relaxar na pandemia? Clique aqui para assistir à migração dos alces na Suécia, relaxe – e fique em casa.