O aquecimento global tem aumentado o nível dos oceanos, um fenômeno que tem sido bastante estudado por cientistas de todo o mundo. Segundo um novo alerta, se a poluição da atmosfera não for revertida, esse problema, que é global, pode ter um efeito particularmente devastador para a Noruega: o desaparecimento de suas praias.
De acordo com essa nova projeção, as praias norueguesas correm risco de ficar consideravelmente menores até a virada deste século. Em alguns casos, caso esse cenário hipotético se concretize, elas podem até sumir completamente.
LEIA TAMBÉM:
– Sob onda de calor, Escandinávia registra suas maiores temperaturas em décadas
– Em nome da preservação, Noruega proíbe pesca até de bacalhau
– Qualidade do ar bate recorde positivo na Noruega, diz pesquisa
“Com base nas emissões atuais de gases do efeito estufa, esperamos um aumento de 80 centímetros a 1 metro do nível global do mar nos próximos 100 anos”, disse à emissora pública NRK o pesquisador Halfdan Kierulf, da Autoridade Cartográfica Norueguesa.
A projeção de elevação do nível dos oceanos é ainda mais preocupante porque ela não leva em consideração a possibilidade de derretimento massivo das camadas de gelo existentes na Groenlândia e na Antártida. "Se essas geleiras entrarem em colapso, os números podem ser significativamente mais altos, talvez de muitos metros", afirma ele.
No pior dos cenários, o aumento do nível do mar teria um efeito devastador principalmente sobre as praias do oeste da Noruega e, mais ao norte, sobre o arquipélago de Lofoten (foto), de grande apelo turístico. O impacto sobre as praias do leste norueguês, no entorno do Fiorde de Oslo, tendem a sofrer menos devido à maior elevação no interior dessa baía.