O mercado de beleza e cuidados com a pele na Alemanha é um setor robusto, que deverá crescer de US$ 17,45 bilhões em 2023 para US$ 20 bilhões até 2028, caracterizado pela busca contínua de qualidade, inovação e sustentabilidade por parte dos consumidores.
Em linha com essa tendência, a Beiersdorf, uma renomada holding alemã, proprietária das prestigiadas marcas NIVEA e Eucerin, celebrou recentemente a inauguração de seu mais novo centro de produção em Leipzig. A cerimônia contou com a presença do ministro-presidente da Saxônia, Michael Kretschmer, e do prefeito de Leipzig, Burkhard Jung, juntamente com colaboradores, fornecedores, parceiros comerciais e diversos outros convidados.
Após aproximadamente dois anos de construção, o ultramoderno centro de produção entrou em operação com êxito nos últimos meses. Os primeiros desodorantes “Made in Leipzig” chegaram ao mercado europeu no primeiro trimestre deste ano. Atualmente, três linhas de produção estão em funcionamento, com a previsão de lançamento de mais duas em breve. Nos próximos anos, a fábrica produzirá cerca de 450 milhões de produtos da gigante alemã especializada em cuidados com a pele, incluindo desodorantes, sprays para cabelo e espumas de barbear, destinados ao mercado europeu e exportação.
A companhia está fazendo investimentos significativos para modernizar suas instalações de produção e cadeia de suprimentos em todo o mundo. Com um investimento de quase 300 milhões de euros, a planta em Leipzig-Seehausen é o maior projeto desse tipo e representa o maior investimento em um único local na história da Beiersdorf.
A Beiersdorf Manufacturing Leipzig desempenha um papel fundamental na consecução dos ambiciosos objetivos da agenda de sustentabilidade “Cuidado Além da Pele” da Beiersdorf. A planta utiliza energias renováveis e biogás para aquecimento, tornando-se quase neutra em emissões de CO2. Recursos preciosos, como calor, águas residuais e etanol, são recuperados e reutilizados na nova planta. Há planos para que a unidade opere como um local de “Energia+”, gerando mais eletricidade do que consome, por meio de tecnologias como fotovoltaicos.
O mercado global de beleza segue competitivo e em constante evolução
O mercado de beleza e bem-estar está em constante evolução, impulsionado pela ampla demanda do público, que está investindo cada vez mais em cuidados pessoais. Diante disso, a tecnologia está sendo aplicada em melhorias de otimização e inovação para produtos e serviços.
Segundo a consultoria McKinsey, em relatório no último ano, o mercado de beleza – que abrange produtos para a pele e o cabelo, fragrâncias, maquiagem – gerou aproximadamente US$ 430 bilhões em receita em 2022 globalmente, número que deve crescer 6% ao ano até 2027.
As marcas – lideradas globalmente pela L’Oréal (França), Gillette (Estados Unidos), Nivea (Alemanha), Guerlain (França) e Estée Lauder (Estados Unidos) – devem fazer escolhas que as diferenciem para alcançarem o sucesso neste panorama cada vez mais competitivo.