O Barcelona está a poucos passos de redefinir o mercado de contratos de fornecimento de materiais esportivos na Europa. O clube catalão, que mantém uma parceria de longa data com a gigante norte-americana Nike desde a temporada 1998-1999, está prestes a anunciar uma renovação histórica. De acordo com informações publicadas pelo jornal Marca, o novo acordo pode render ao Barça a impressionante soma de 140 milhões de euros por temporada (aproximadamente R$ 848,4 milhões), durante os próximos 10 anos. Caso seja confirmado, este será o maior contrato de material esportivo da Europa.
Atualmente, o recorde pertence ao rival Real Madrid, que recebe 120 milhões de euros anuais (R$ 727,2 milhões) da Adidas, em um contrato válido até 2028. O potencial novo acordo do Barcelona superaria também o contrato do Manchester United com a Adidas, que garante ao clube inglês 106 milhões de euros por ano (R$ 641,3 milhões) até 2035.
Com o atual contrato, o Barcelona já recebe 105 milhões de euros por ano (R$ 634,9 milhões) da Nike. Porém, diante de um novo acordo, o clube elevaria esse valor para um patamar inédito no continente, passando à frente de gigantes como o Arsenal e o Paris Saint-Germain, que também têm contratos robustos com a Adidas e a Nike, respectivamente. O Arsenal, por exemplo, tem um contrato de 87,9 milhões de euros anuais (R$ 532,5 milhões) até 2030, enquanto o PSG recebe 80 milhões de euros (R$ 484,8 milhões) por temporada até 2032.
Outro destaque é o Manchester City, que embora tenha firmado um acordo com a Puma no valor de 76,2 milhões de euros por ano (R$ 460,3 milhões), ainda se encontra atrás de seus rivais europeus no ranking de contratos de fornecimento de material esportivo.
Patrocínios milionários impulsionam os maiores clubes
Além dos contratos de material esportivo, o Barcelona e outros grandes clubes europeus vêm consolidando suas finanças por meio de acordos de patrocínio. O Barça, que se associou à plataforma de streaming Spotify, tem garantidos 70 milhões de euros por temporada (R$ 424,2 milhões), valor equivalente ao contrato de patrocínio do Real Madrid com a Emirates e do Manchester United com a Snapdragon.
Curiosamente, o domínio das companhias aéreas é evidente entre os maiores patrocinadores do futebol europeu. Das 10 maiores parcerias de patrocínio, quatro envolvem empresas do setor aéreo, como Emirates, Qatar Airways, Etihad Airways e Riyadh Air. O Paris Saint-Germain, por exemplo, ocupa o quarto lugar na lista de patrocínios, recebendo 68,5 milhões de euros (R$ 415,1 milhões) anuais da Qatar Airways até 2024.