O aumento de vendas de carros elétricos não é boa apenas para o meio ambiente. A redução do uso dos poluentes combustíveis fósseis também gera ganhos de engenharia em uma das construções mais complexas: os túneis.
Depois da venda de carros elétricos superar 50% na Noruega, autoridades do país estão revendo projetos de túneis. Sem a combustão, não há a necessidade de potentes sistemas de ventilação.
O projeto Rogfast, que será o mais longo (27 quilômetros) e mais profundo (392 metros abaixo da superfície) sistema de túneis do mundo está revendo seu projeto. Ele conectará a área de Stavanger com Haugalandet. De acordo com autoridades norueguesas, o aumento dos carros elétricos do país pode levar a uma economia de 300 milhões de coroas norueguesas (R$ 192 milhões) do sistema de ventilação.
“Com menos emissão dos carros, precisamos de menos ventilação do que antes”, observou o Ministro dos Transportes Knut Arild Hareide, enfatizando que tal movimento não afetaria a segurança em Rogfast.
Autoridades afirmam, contudo, que novos ganhos podem ser potencializados no futuro, quando os carros a combustão serão praticamente “extintos”. Isso já está sendo levado em conta na Noruega, que tem um ambicioso projeto de túneis para as próximas décadas.