Alto volume de fãs de série da Netflix faz cidade suíça de 400 habitantes começar a cobrar por ‘selfie’

05 de julho de 2023 2 minutos
Europeanway

A série sul-coreana ‘Pousando no Amor’, da Netflix, que explodiu em audiência ainda nos tempos mais pesados da pandemia de Covid-19, tem sido um problema para a pequena cidade de Iseltwald, de apenas 400 moradores. Isso porque desde que uma cena gravada no local foi ao ar, fãs de todo o mundo, especialmente da Ásia, têm ido à cidade para conhecer o pier em que o mocinho da atração toca piano enquanto a herdeira sul-coreana, que protagoniza a história, se aproxima do deck.

Em resumo, a produção conta a história de uma rica herdeira da Coreia do Sul que acidentalmente pousa em um território inimigo, a Coreia do Norte. Lá, ela se apaixona por um soldado norte-coreano, e os dois precisam lutar para sobreviver às forças armadas da Coreia do Norte.

Saindo das telas, a realidade da cidade é outra. Segundo a agência AFP, no verão passado estima-se que cerca de 20 ônibus de turismo visitaram a região todos os dias, bloqueando até mesmo a entrada da cidade, e que a proporção era de cerca de 1.000 visitantes para cada morador da cidade.

Moradores ainda reclamam que os fãs da série não consomem quase nada na cidade. Apenas tiram a foto e vão embora. “Quando você tem centenas, ou milhares, de pessoas que vêm ao pier para tirar uma foto, e menos de 10% vêm aqui para consumir algo, é um problema”, explicou Sonja Hornung, gerente do hotel Strand, que fica em frente ao local, à AFP.

Para lidar com a situação, o governo municipal anunciou restrições de acesso e instalou uma catraca no local. Agora, para passar, é necessário pagar o “preço da selfie”, de cinco francos suíços (US$ 5,50, ou quase R$ 30).

Você sabia?

‘Pousando no Amor’ já é a segunda produção coreana mais popular entre os fãs estrangeiros em 2021, perdendo apenas para “Round 6”.

 

Europeanway

Busca