Alemanha vive um clima de ansiedade

Ciro Dias Reis, CEO da Imagem Corporativa 22 de janeiro de 2025 2 minutos
Ciro Dias Reis

A Alemanha de hoje é marcada por dúvidas e incertezas. Além de enfrentar um processo de desaceleração econômica o país, na condição de principal motor da União Europeia, vive momentos de expectativa em relação aos desdobramentos da volta de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos com um discurso muito pouco amigável em relação ao bloco.

Mais ainda: o país tem pela frente desafios políticos no curtíssimo prazo.

Em 12 de dezembro último o chanceler alemão Olaf Scholz foi derrotado no parlamento em votação destinada a garantir ou negar voto de confiança ao governo. Este já estava fragilizado desde que, algumas semanas antes, o Partido Liberal Democrático (FDP) decidira abandonar a coalização que apoiava o governo, deixando-o assim na condição de minoria na casa. Com o voto de confiança negado, Scholz teve que anunciar a dissolução do parlamento atual e antecipar, de setembro para fevereiro de 2025, uma nova eleição.

Três principais forças políticas disputarão as 733 vagas do parlamento no próximo mês: o SPD social-democrata do próprio Olaf Scholz; o CDU de centro-direita e partido da ex-chanceler Angela Merkel; a extrema- direita do partido AfD. Como quarta força e que poderá acabar influenciando decisivamente na formação da próxima coalização governamental (nenhum partido deverá, sozinho, formar maioria no parlamento) aparece o Partido Verde.

As regras sugerem que o partido que obtiver maior bancada deve indicar um nome para formar uma coalizão e liderar o governo. No caso pouco provável de obter a maior bancada, o SPD deve indicar novamente Olaf Sholz para o cargo de chanceler. Todas as previsões, até o momento, apontam o CDU como favorito, embora existam enormes preocupações em relação ao crescimento do AfD, não apenas na Alemanha mas em toda a Europa.

O AfD conta com a simpatia explícita e ruidosa do empresário Elon Musk, hoje um dos braços direitos de Donald Trump, e sua cúpula foi oficialmente convidada para a posse do presidente americano esta semana em Washington.

*Este artigo foi escrito por Ciro Dias Reis, CEO da Imagem Corporativa, diretamente da Alemanha, trazendo uma análise local sobre os desafios e perspectivas do país em um momento de mudanças significativas.

Europeanway

Busca